Como Conseguir Desconto Maior no IPVA

O pagamento do IPVA é uma obrigação anual do proprietário de veículo no Brasil. Seja qual for o automotor, salvo os isentos, é preciso pagar. A boa notícia é ser possível aprender a como conseguir desconto maior no IPVA. Como não é um imposto barato, saber como conseguir desconto maior no IPVA pode garantir não ficar em débito com a taxa.

como conseguir desconto maior no IPVA
Como Conseguir Desconto Maior no IPVA

Como Conseguir Desconto Maior no IPVA?

Uma das formas mais simples de conseguir desconto no IPVA é pagando o imposto anual em parcela única. O boleto é enviado à residência do proprietário com duas formas de pagamento: em parcelas ou pagamento total. Optando pelo valor à vista pode haver um percentual de desconto de até 10% (varia por Estado).

ipva

Infelizmente não importa qual o motivo: atrasou o pagamento da taxa não há como conseguir mais desconto. Pagamentos em atraso possuem apenas abatimento sobre a multa a ser paga e não do valor do imposto em si. O desconto na multa varia de acordo com o Estado, mas pode chegar a até 75%.

Um Desconto Maior no IPVA para Quem não Possui Multas

Beneficiando os bons condutores, alguns estados ofertam desconto para proprietários de veículos e condutores sem multas. No Pará, não ter multas por um ano oferta um desconto de 10% e por dois anos de 15% no valor total do imposto.

O desconto é chamado de Incentivo Bom Motorista e anda sendo bem aceito. A proposta é ajudar a diminuir os índices de acidentes nas vias com um incentivo financeiro. O mesmo incentivo vale para os Estados do Amazonas, Rio Grande do Sul e pretende ser implantado em diversos Estados. 


ipva-pagar

Para conseguir o desconto, basta;

  • Dirigir-se até um posto de atendimento do Detran;
  • Levar a carteira de habilitação e documento do veículo que comprove que você é o proprietário;
  • Solicitar a consulta na pontuação e o desconto. 

Como pagar o IPVA

No primeiro trimestre de cada ano um boleto para pagamento é enviado à residência do proprietário do veículo. Ele chega com algumas semana sou mais de um mês de antecipação da data limite. Pode ser pago à vista ou à prazo. 

Caso o documento tenha sido rasurado, perdido ou mesmo não entregue, as demais formas de conseguir o boleto são:

  • Indo até uma unidade do Detran mais próxima do seu Estado;
  • Indo até uma unidade da Secretaria da Fazenda(Sefaz) de sua cidade.boletos-ipva

É necessário para obter a segunda via do boleto do IPVA os seguintes documentos:

  • Documento do veículo para consulta do número do Renavam;
  • Habilitação do proprietário do veículo. 

Os documentos necessitam ser todos originais e não estar extremamente danificados. O atendimento por terceiros pode ser feito mediante apenas procuração para esta finalidade em específico e autenticada em cartório.

Como Negociar a Dívida do IPVA

Seja qual for o motivo de não ter conseguido cumprir com a data do pagamento do IPVA, o ideal é encostar o veículo na garagem até fazer a quitação. Por lei ele pode ser apreendido em uma blitz e tornar a dívida ainda muito maior com as taxas por usar o pátio do Detran.

As penalidades por não pagar o IPVA são:

  • Multa diária por atraso;
  • Apreensão do veículo;
  • Multa na carteira de habilitação por dirigir com veículo sem IPVA pago;
  • Proibição de um novo licenciamento;
  • Pagamento de taxas de guincho e transporte do veículo ao Detran em caso de apreensão.

Quem não pagou o imposto possui algumas formas de quitar seu saldo devedor bem simples. Uma delas é indo até a sede do Detran mais próxima com seus documentos listados acima e fazer uma negociação. O valor da dívida é informado por uma atendente e o cliente escolhe se aceita ou não, já saindo com os boletos para pagamento. 

ipva-que-estiver-atrasado-podera-ser-pago-em-ate-12-vezes-3

Outra forma de negociação envolve a Sefaz. Indo até uma das sedes da Secretaria da Fazenda é possível fazer a consulta do saldo devedor e aceitar uma proposta de negociação. Pode-se quitar à vista ou em até 10 vezes em parcelas únicos. 

Mais uma vez o prazo deve ser cumprido a risca. Vencendo o primeiro boleto ou o único de pagamento da negociação, a dívida volta a correr e é necessário voltar ao local e fazer uma nova negociação. 

 

Em quanto este artigo te foi ÚTIL?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>