Consulta sobre IPVA em MG poderá ser feita pelo celular

Proprietários de veículos em Minas Gerais contam com mais uma facilidade sobre o seu Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotivo (IPVA). Os motoristas conectados com a Internet podem fazer a consulta do IPVA por celular usando um aplicativo gratuito. O novo meio tecnológico visa facilitar ainda mais a consulta dos motoristas e ajudar a melhorar a arrecadação do imposto.

IPVA MG

IPVA MG

Consulta sobre IPVA em MG poderá ser feita pelo celular

Exclusivo para proprietários de veículos emplacados em Minas Gerais, o IPVA pode ser consultado através do MG App. Está disponível na loja Play Store para quem possui tablets ou Smartphone com Android. O download é gratuito.

O MG App é uma criação do Governo do Estado de Minas Gerais. Reúne diversos serviços da administração estadual para facilitar ainda mais a arrecadação de Minas. Por enquanto o modelo está em fase de testes e ajustes para os usuários, mas. até então está recebendo diversos elogios. 

ipva-mg-tela

Deve ganhar mais funções em breve como: consultar postos de atendimento médico e vagas para exames clínicos. Uma delegacia virtual pelo aplicativo também está nos planos do governo mineiro. Também espera-se uma consulta rápida no celular em postos de atendimento policial. 

O aplicativo é inédito no Brasil e visa-se a ideia de outros governos estaduais lançarem versão semelhante. Pode-se com ele consultar segunda via de contas de luz e água. A criação do MG App é da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

Como Consultar IPVA pelo celular

Depois de ter feito o download do MG App no tablet ou celular basta abrir e acessar a opção “Veículos e Condutores”. Digitando em seguida o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) todos os dados do veículo são mostrados na tela. 

Na tela o aplicativo fornece um diagnóstico completo do veículo. O usuário pode acessar se o IPVA foi pago ou não, valor, data de licenciamento e situação do veículo. Caso o imposto não tenha sido pago vão surgir as opções de parcelamento e quais os valores por parcela ou pagamento à vista para quitação do débito. Outros serviços ao motorista são ofertados com o MG App como: consulta de pontos na carteira.

ipva-mg-como-usar

Outras Formas de Consultar o IPVA em Minas Gerais

O boleto do IPVA será enviado para o endereço cadastrado no Detran em nome do proprietário do veículo. O mesmo endereço de envio das multas e outros comunicados do Detran. Caso por algum motivo a comunicação escrita extravie ou se danifique há outras formas de fazer a consulta. 

Na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Minas é possível ter atendimento sobre o IPVA. O proprietário do veículo pode ir pessoalmente ou enviar representante com uma procuração para fazer a consulta e negociação dos débitos caso haja. 

Outra forma é indo direto ao Detran das cidades mineiras. Devem estar em mãos documento de identificação com foto (habilitação, identidade ou carteira de trabalho) e documento do veículo. Nos dois locais de atendimento (Sefaz e Detran) pode ser feita a consulta, negociação e emissão dos boletos. Ambos não recebem o pagamento, apenas emite o boleto. 

 

Consulta sobre IPVA em MG poderá ser feita pelo celular
1 votos. Average 5 out of 5

COMENTE