IPVA que estiver atrasado poderá ser pago em até 12 vezes

Os proprietários de veículos contam agora com a possibilidade de quitar o IPVA que estiver atrasado poderá ser pago em até 12 vezes. Sem a quitação o veículo não tem permissão de circular e pode ser recolhido a qualquer momento, por isso, entenda as regras da boa notícia é que: IPVA que estiver atrasado poderá ser pago em até 12 vezes

IPVA QUE ESTIVER ATRASADO PODERÁ SER PAGO EM ATÉ 12 VEZES

IPVA que estiver atrasado poderá ser pago em até 12 vezes

Pagamento do IPVA 2017

O IPVA é o Imposto Anual sobre o Veículo para o seu proprietário. O valor varia de acordo com o modelo, ano, marca e tipo de emplacamento (se de particular ou transporte de passageiros e cargas). Quanto mais caro for o veículo mais caro fica o IPVA. Infelizmente é um dos pagamentos mais importantes se você deseja manter seu veículo regularizado porque podem haver sérias consequências.

Existe uma data limite para pagamento do IPVA. O boleto chega na residência do dono mais de 30 dias antes da data limite de pagamento da primeira parcela. Isso dá ao proprietário do veículo um período hábil para pagamento. Caso não seja pago na data prevista haverá consequências.

Quem não pagar o IPVA 2017 poderá:

  • Não pode licenciar o carro;
  • Não pode transferir o documento do veículo para outro proprietário;
  • Pode ter seu veículo apreendido;
  • Pode ser negativado no SPC / Serasa;
  • Será acrescentado ao valor do pagamento juros e multas pelo atraso;
  • Caso o carro seja apreendido, pagará o valor de todos os dias que ficou na garagem do Detran;
  • Caso não possa pagar a dívida o carro pode ir a leilão.

Em nenhum dos casos com o pagamento do IPVA atraso é possível recorrer e ter o veículo de volta no caso de apreensão. O processo para regularizar é pagar o IPVA e levar o documento pago até o depósito do Detran para ter seu carro ou moto de volta.

ipva-que-estiver-atrasado-podera-ser-pago-em-ate-12-vezes-2

IPVA que estiver atrasado poderá ser pago em até 12 vezes

Quem está com o pagamento do imposto atrasado conta com uma boa notícia: IPVA que estiver atrasado poderá ser pago em até 12 vezes. A ideia da Secretaria da Fazenda é dar mais uma chance aos contribuintes que por problemas em um período não conseguiram pagar o IPVA dos anos de 2014, 2015 e 2016. O valor total da multa está sendo renegociado e oferecido com preços realmente bons.

Os proprietários do veículos estão recebendo comunicação em casa por Correios de uma nova proposta para pagar todo o IPVA atrasado.

A negociação soma o valor total do saldo devedor e diminui em até 80% a multa. Entenda: não há descontos no valor da dívida do IPVA, apenas na multa, o que é bem diferente. Atrasar o IPVA não deixa a cobrança mais barata e não vale a pena diante dos riscos de ter o carro ou moto apreendidos.

ipva-que-estiver-atrasado-podera-ser-pago-em-ate-12-vezes-3

O que é a multa do IPVA?

Não pagar o IPVA na data correta tem consequências como as listadas acima. A pior delas é a multa diária variável de acordo com o seu Estado. Em São Paulo, por exemplo, o valor da multa é de 0,33% ao dia. Acumular por mais de dois anos pode deixar o montante difícil de ser pago em uma única parcela.

O dono do veículo que paga em dia tem suas vantagens. O valor do pagamento em parcela única possui desconto e pagar na data correta e não atrasa qualquer trâmite de transferência do veículo.

ipva-que-estiver-atrasado-podera-ser-pago-em-ate-12-vezes-4

Como pagar o IPVA que estiver atrasado poderá ser pago em até 12 vezes?

Quem deseja pagar o parcelamento deve:

  • Ir até a sede da Secretaria da Fazenda
  • Levar consigo os documentos do veículo
  • Conversar com um atendente sobre a negociação de sua dívida

Ao ser atendido você descobre o valor total da dívida somando todos os juros e multas. Caso aceite a proposta os boletos são emitidos de pronto com a data de pagamento para alguns dias e já no valor negociado. Depois é só pagar e estará em dia com o IPVA. Pagando a primeira parcela já se elimina o risco de ter o veículo apreendido.

Ao fazer o pagamento o indicado é andar com comprovante nos primeiros dias. O sistema pode não enviar a informação no mesmo instante e há a compensação bancária do boleto que pode demorar de um a três dias. Com o comprovante em mãos é possível evitar a apreensão do veículo. Mas não pode ser cópia, apenas o  comprovante original.

IPVA que estiver atrasado poderá ser pago em até 12 vezes
2 votos. Average 5 out of 5

6 Comentários - ALGUMA DÚVIDA? Adicione um comentário

COMENTE